Aparelhos Autoligados


APARELHOS AUTOLIGADOS

O aparelho autoligado é mais estético

A ausência de borrachinhas nos aparelhos ortodônticos autoligados permite que esse modelo seja mais discreto que os aparelhos ortodônticos convencionais. Além disso, nesse modelo os braquetes podem ser confeccionados com material translúcido na parte frontal do aparelho. As peças também são menores do que em outros tipos de aparelhos, sendo assim mais discretas.

O aparelho autoligado é  mais Higiênico

A vantagem nesse método é que a ausência de borrachinhas facilita a higienização bucal e o paciente não corre o risco de perder algumas delas durante o tratamento e acabar soltando parte do fio. A inexistência de borrachinhas também ajuda a evitar o acúmulo de resíduos alimentares, placa bacteriana e cáries.

Tratamento mais rápido com aparelhos autoligados

Existem estudos que comprovam que o tratamento ortodôntico com o sistema aparelho autoligado pode ser mais rápido (até 15 meses mais rápidos em relação ao aparelho ortodôntico convencional). Essa vantagem se deve ao menor atrito entre braquetes e fio nesse modelo, o que faz com que a movimentação dentária seja mais rápida.As visitas ao consultório odontológico se tornam menos frequentes, pois não há a necessidade de muita manutenção, como a troca de borrachinhas (as borrachinhas perdem propriedade elástica e força com o tempo).

O aparelho autoligado é mais confortável

Para o paciente, a maior liberdade na movimentação dos dentes com aparelhos ortodônticos autoligados significa conforto e menos episódios de dor durante o tratamento, porque o aparelho autoligado exerce força mais leve e gradativa do que com aparelhos ortodônticos convencionais.

Esse modelo de aparelho também exige menos a necessidade de extrações dentárias para ser instalado.

Indicações dos aparelhos autoligados

O aparelho ortodôntico autoligado, tanto quanto o modelo convencional, pode ser indicado para diversos problemas ortodônticos. Mas ele tem uma ligeira vantagem em tratamentos que necessitem de expansão de arcada (abertura do sorriso). Casos onde o aparelho ortodôntico autoligado pode ser utilizado:

Dentes desalinhados

Dente de leite retido (não cai e o permanente não nasce)

Ausência de algum dente

Dentes que nascem no lugar errado (céu da boca, ao lado da língua, girados ou encavalados)

Mordida aberta

Mordida cruzada (os dentes de cima ficam para dentro dos de baixo ao fechar a boca)

Dificuldades na deglutição

Alterações ósseas (queixo muito para frente ou para trás)

Respiração pela boca

E o mais importante, não há restrição de idade para uso desta técnica.